PROJETOS

AMIGAS DO PEITO

 O Projeto Amigas do peito teve por objetivo proporcionar aos usuários assistidos pela RFCC uma recuperação físico/funcional a fim de amenizar as consequências geradas pelo tratamento. O fisioterapeuta pode intervir desempenhando um papel importante na prevenção de sequelas, fazendo parte integrante da equipe multidisciplinar no acompanhamento da recuperação destas mulheres.

ESCUTA-TE

O grupo terapêutico Escuta-te, com a colaboração dos psicólogos voluntários: Adailson Moreira e Claúdia Rejane que contribuem para o fortalecimento emocional dos pacientes/usuário em diferentes fases do tratamento.

DIAS MELHORES

 O grupo terapêutico Dias Melhores tem como objetivo trabalhar demandas emocionais de usuárias com diagnóstico de câncer de mama metastático e propor intervenções em cuidados paliativos.

BANCO DE PERUCAS

 O grupo terapêutico Escuta-te, com a colaboração dos psicólogos voluntários: Adailson Moreira e Claúdia Rejane que contribuem para o fortalecimento emocional dos pacientes/usuário em diferentes fases do tratamento.

MÃOS CARINHOSAS

 Ensinar constitui como uma “arte” que envolve aprendizagem contínua e envolvimento pessoal no processo de construção permanente de novos conhecimentos e experiências. O artesanato é tradicionalmente a produção de caráter familiar, na qual o produtor (artesão) possui os meios de produção (sendo o proprietário da oficina e das ferramentas) e trabalha com a família em sua própria casa, realizando todas as etapas da produção, desde o preparo da matéria-prima, até o acabamento; ou seja, não havendo divisão do trabalho ou especialização para a confecção de algum produto.
 O Projeto Mãos Carinhosas: “Vínculos através da Arte” é um espaço onde os pacientes/usuários assistidos pela instituição podem experimentar a atividade artesanal, e beneficiar-se do aprendizado e ainda gerar renda, oportuniza também novas amizades, troca de experiências e crescimento pessoal.
 As oficinas artesanais e lúdicas são realizadas seis vezes no mês para apoiar e fortalecer vínculos com duas técnicas: a o fuxico com tecidos onde é possível desenvolver centenas de ideias em peças de artesanato (Pano de Bandeja, Caminho de mesa, jogo americano, almofadas, flores, laços de cabelo, tiara de cabelo, vasos, bonecas, bichos, palhaços, aparador de panela, peso de porta, tapete, cortina, chaveiro, alfineteiro, bolsa, terço, guirlandas, aplicação em peças de roupas), etc., e a técnica da Pedraria e Eco reciclagem (Molduras de espelho, molduras de porta retratos, caixas revestidas, colar, vidros decorativos, aplicação em roupas) etc., sempre com dinâmicas de socialização, troca de experiências, possível despertarem a criatividade e liberdade de expressão, e mais que isso o resgaste da autoestima, através do trabalho coletivo, autonomia, transparência, criatividade e honestidade.
 

 

SERVIÇO DE FISIOTERAPIA DOMICILIAR

  Com o objetivo de minimizar o impacto negativo causado pelo câncer e seu tratamento na qualidade de vida dos pacientes, o atendimento da Fisioterapia Domiciliar consiste em proporcionar a reabilitação de pacientes, os quais possuem limitações que dificultam sua locomoção até seu local de tratamento. O objetivo da fisioterapia é que os usuários sejam melhores assistidos atuando na recuperação físico-funcional, visando à prevenção e/ou tratamento das complicações, caso estas se instale. O atendimento é realizado em domicílio, de acordo com avaliação social, estado físico, encaminhamento do médico e conforme necessidade. No ano de 2018 não foram realizados atendimentos de fisioterapia domiciliar.

IOGA

 Com o objetivo de minimizar o impacto negativo causado pelo câncer e seu tratamento na qualidade de vida dos pacientes, a vivência da prática oferece diversas técnicas de respiração e relaxamento, auxiliando no funcionamento do organismo e na redução do estresse, principalmente durante o tratamento contra o câncer. Também considerada uma prática integrativa, a Ioga é fundamentada no incentivo nos cuidados a saúde física, emocional e espiritual, contribuindo para o bem estar do paciente oncológico. 

ALINHAMENTO ENERGÉTICO

Também considerada uma prática integrativa, é uma terapia que promove o bem-estar ou o equilíbrio interno do indivíduo trabalhando as emoções psicoemocionais, através do observar e estar consciente de tudo aquilo que não faz bem a ele e de tudo aquilo que vivenciou e impede de ver si mesmo como uma personalidade em desenvolvimento. 

 

OMBRO AMIGO

 Considerando que RFCC atua com o trabalho voluntario com os usuários oncológicos e seus familiares, o projeto visa o trabalho com visitas domiciliares e hospitalares, bem como tem função de fortalecer vínculos entre o voluntário x paciente x equipe multidisciplinar da instituição em prol de resultados positivos ao tratamento. Projeto especialmente dirigido aos pacientes que estão em tratamento oncológico e tem por objetivo procurar alternativas de descontração e alívio ao estresse por problemas relacionados ao câncer, estimulando momentos agradáveis e descontraídos, estimular o paciente a enfrentar a doença e todas as suas dificuldades. Assim como troca de experiências com a equipe do projeto; Promover o fortalecimento dos vínculos familiares, proporcionar momentos de lazer e convívio social. Foram realizadas 133 visitas domiciliares e hospitalares.

REDE FEMININA

Venha conhecer nosso trabalho e fazer parte da nossa família. Estamos esperando de braços abertos!
CONTATO

Rua Zuleide Pérez Tabox, 150 – Centro

Três Lagoas – MS

+55 67 3522-9779 

contato@rfcctl.org.br

CNPJ: 00.926.154/0001-09